Leia também a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte, 7ª parte e 8ª parte.
6 – Pré-ignição
A pré-ignição é a ignição espontânea da mistura antes da ocorrência da faísca de ignição regular, ou seja, uma porção da mistura se queima enquanto o pistão ainda tem que percorrer uma certa distância no curso da compressão.
As principais causas da pré-ignição são as seguintes:
1 – Depósitos de carvão que permanecem incandescentes.
2 – Válvulas operando em temperaturas acima do normal devido à folga excessiva das guias, ou vedação insuficiente com os assentos das válvulas.
3 – Pontos de superaquecimento causados por um sistema de refrigeração ineficiente ou danificado.
4 – Velas de ignição demasiadamente quentes para a aplicação especifica ou com os núcleos de porcelana rachados ou quebrados.
5 – Ignição cruzada. Voltagem induzida nos fios de vela, instalados paralelamente, que age como um avanço de 90° no ponto de ignição dos motores e pode causar a pré-ignição.
6 – A detonação ou condições que a provocam.
7 – Ângulos agudos na câmara de combustão.
Ao contrário de um motor (álcool/gasolina) onde a combustão esteja se desenvolvendo de maneira normal, num motor com pré-ignição, a combustão se processa de maneira descontrolada, conforme demonstrado abaixo:
1 – Quando o pistão está próximo do final do curso de compressão, um parte da mistura ar-combustível inflama-se espontaneamente (devido a um dos fatores anteriores citados, por exemplo, um ponto aquecido), dando origem a uma primeira frente de chama.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7VBLBex_-sTryDvCTcdPT57fEJblf98rTo_xByeoH2Pxrry6Hqr52kNxNSdwkESCOd_urWeaYpETIE4ppRDG52lPwXIfhD95b4mVTdx3vBxmZdVmG9VpFPfglFs6G5X6raBtj8wk/s400/Fig5_28.jpg)
2 – Continuando o ciclo de funcionamento do motor, a vela emite uma faísca, dando origem a uma segunda frente de chama.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgp31wSkG6u6yQwugEXg2jAmmCNcILWCWhHGWDWHSGJezo9QKeGMtGRMOyNSC3xR1dZGEEPxJilO0Pkoyo2csfdX-2r6k69H_cWkUKIbjGR2wCFzTsi7Nbjar2-F1WOaxojxV2f6G4/s400/Fig5_29.jpg)
3 – Ambas frentes de chama se propagam.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQh6f3PKX3JlGnSA3fhlcHw4CuA6rMR1D7niDMZAb7XEI41eRmTRialJgXP2WQ0My5wTbfDLcEjx9bd2w90Uo7SMcPFskWpwuflFf1sHQYQqV7Z3v3ZjQvybpZEKahMumKvUNIYfM/s400/Fig5_30.jpg)
4 – Da mesma forma como na detonação, as duas frentes se chocam, provocando os ruídos metálicos e pancadas fortes conhecidos como “batida de pino” e conseqüente perda de potência do motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhn46rT8bebD0aMx5lSI0nMsNA0nMZuSr_aNiQQhEsugUgpiFcCCckExFiOtRlhg_cIA7rQ9shXvmJdC5dNM7c0digSFscfWsuce_OUOLzlCFqbHErap7Pf7ct6IC8WidDxI2xfTCE/s400/Fig5_31.jpg)
Uma vez constatada a pré-ignição deve-se imediatamente reparar o motor, pois, se o mesmo continuar em operação, poderão vir graves avarias aos pistões anéis e válvulas, como ocorreu no pistão ilustrado na figura abaixo, onde as altas pressões e temperaturas provocadas pela pré-ignição queimaram-lhe a cabeça até formar um buraco.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD763SM5z0YXnUCmfvhBGSc2wWrVRED9nPdLVrwnxRfgYvTY5YKkEb8y7wZb6cW8f_I8phh2M2Mw6zdfJCY-Lj1FbZuIepVsmJW1Ogz6s4Dl61QjYSFC1EmSuKyHTnkrTNup85kCA/s400/Fig5_32.jpg)
A pré-ignição destruiu este pistão fazendo um buraco na parte superior.
6 – Pré-ignição
A pré-ignição é a ignição espontânea da mistura antes da ocorrência da faísca de ignição regular, ou seja, uma porção da mistura se queima enquanto o pistão ainda tem que percorrer uma certa distância no curso da compressão.
As principais causas da pré-ignição são as seguintes:
1 – Depósitos de carvão que permanecem incandescentes.
2 – Válvulas operando em temperaturas acima do normal devido à folga excessiva das guias, ou vedação insuficiente com os assentos das válvulas.
3 – Pontos de superaquecimento causados por um sistema de refrigeração ineficiente ou danificado.
4 – Velas de ignição demasiadamente quentes para a aplicação especifica ou com os núcleos de porcelana rachados ou quebrados.
5 – Ignição cruzada. Voltagem induzida nos fios de vela, instalados paralelamente, que age como um avanço de 90° no ponto de ignição dos motores e pode causar a pré-ignição.
6 – A detonação ou condições que a provocam.
7 – Ângulos agudos na câmara de combustão.
Ao contrário de um motor (álcool/gasolina) onde a combustão esteja se desenvolvendo de maneira normal, num motor com pré-ignição, a combustão se processa de maneira descontrolada, conforme demonstrado abaixo:
1 – Quando o pistão está próximo do final do curso de compressão, um parte da mistura ar-combustível inflama-se espontaneamente (devido a um dos fatores anteriores citados, por exemplo, um ponto aquecido), dando origem a uma primeira frente de chama.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7VBLBex_-sTryDvCTcdPT57fEJblf98rTo_xByeoH2Pxrry6Hqr52kNxNSdwkESCOd_urWeaYpETIE4ppRDG52lPwXIfhD95b4mVTdx3vBxmZdVmG9VpFPfglFs6G5X6raBtj8wk/s400/Fig5_28.jpg)
2 – Continuando o ciclo de funcionamento do motor, a vela emite uma faísca, dando origem a uma segunda frente de chama.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgp31wSkG6u6yQwugEXg2jAmmCNcILWCWhHGWDWHSGJezo9QKeGMtGRMOyNSC3xR1dZGEEPxJilO0Pkoyo2csfdX-2r6k69H_cWkUKIbjGR2wCFzTsi7Nbjar2-F1WOaxojxV2f6G4/s400/Fig5_29.jpg)
3 – Ambas frentes de chama se propagam.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQh6f3PKX3JlGnSA3fhlcHw4CuA6rMR1D7niDMZAb7XEI41eRmTRialJgXP2WQ0My5wTbfDLcEjx9bd2w90Uo7SMcPFskWpwuflFf1sHQYQqV7Z3v3ZjQvybpZEKahMumKvUNIYfM/s400/Fig5_30.jpg)
4 – Da mesma forma como na detonação, as duas frentes se chocam, provocando os ruídos metálicos e pancadas fortes conhecidos como “batida de pino” e conseqüente perda de potência do motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhn46rT8bebD0aMx5lSI0nMsNA0nMZuSr_aNiQQhEsugUgpiFcCCckExFiOtRlhg_cIA7rQ9shXvmJdC5dNM7c0digSFscfWsuce_OUOLzlCFqbHErap7Pf7ct6IC8WidDxI2xfTCE/s400/Fig5_31.jpg)
Uma vez constatada a pré-ignição deve-se imediatamente reparar o motor, pois, se o mesmo continuar em operação, poderão vir graves avarias aos pistões anéis e válvulas, como ocorreu no pistão ilustrado na figura abaixo, onde as altas pressões e temperaturas provocadas pela pré-ignição queimaram-lhe a cabeça até formar um buraco.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD763SM5z0YXnUCmfvhBGSc2wWrVRED9nPdLVrwnxRfgYvTY5YKkEb8y7wZb6cW8f_I8phh2M2Mw6zdfJCY-Lj1FbZuIepVsmJW1Ogz6s4Dl61QjYSFC1EmSuKyHTnkrTNup85kCA/s400/Fig5_32.jpg)
A pré-ignição destruiu este pistão fazendo um buraco na parte superior.
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