Leia também a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte e 7ª parte.
Detonação [pancadas de combustão]
A detonação, um tipo de combustão anormal, é a ignição descontrolada da ultima porção da mistura que não foi alcançada pela faísca oriunda da vela.
Suas principais causas são as seguintes:
Motores a gasolina/Álcool
a – Mistura pobres de combustível.
b – Combustível com índice de octana muito baixo.
c – Carga excessiva do motor.
d – Superadiantamento do ponto de ignição.
e – Depósito excessivo de carvão nos cabeçotes e nas cabeças dos pistões.
f – Aumento da taxa de compressão do motor pelo rebaixo excessivo do cabeçote, pelo uso de uma junta mais finas, etc.
Motores Diesel:
a – Combustíveis de quantidade imprópria para o motor.
b – Qualquer condição anormal de qualquer parte do sistema de injeção: controles, bomba injetora ou bicos injetores.
c – Deficiência no sistema de arrefecimento que afetem o resfriamento do cilindro ou do cabeçote.
Estes fatores, em conjunto ou isoladamente, provocam o aparecimento do fenômeno da detonação que, além de acarretar altas pressões e temperaturas nas câmaras de combustão, ainda fazem com que haja uma notável perda de potência no motor pois o mesmo não consegue absorver essa liberação repentina e desordenada de energia.
Para explicar melhor como ocorre a detonação, nas figuras seguintes, no caso de um motor a gasolina ou álcool, como ocorre uma combustão em condições normais e, em seguida, em condições anormais.
Condições Normais:
1° - Com o pistão no curso de compressão, a vela emite uma faísca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh775MeLR3qiVV2-ikhjE098kuELunqcugI4jQbiT-MR3QiohXRVAWVTXujorJodFdPnFnIumu2HBARTOo5u88OtNoJiEyxCEoXzJZk1DIS0bu3HHdOOedd5tvLWygh4v3tUkEQG-w/s400/Fig5_19.jpg)
2° - Pela ação da faísca a combustão inicia-se, formando uma frente de chama a partir da vela.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyJ9t_utz9q6N0LIuSkr28cLGHc41WICHkdjDmjfQCsUWXbBIJrNQJDA0UDh_5zK2lPren87sJ9pJWs3WQb8zA8BS0WB96Ehl56vshgus6s4mZNKO4KLelZ3EfPzvsOvKvaU4XqwY/s400/Fig5_20.jpg)
3° - A mistura ar-combustível inflama-se rapidamente e progressivamente vai percorrendo toda a câmara de combustão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyvEJSk6SQqb_8yiXId8UJl0GdQgQOR6bCH1MbVVu_oljop5XKu2IJ2rlA28huSG-70LxSWOddS3hI6wjs1jOr6ZKx4NuFbnEI1c2fVd7gv9sSASSoRIT2gxdLiUe4MA4OFdScIXs/s400/Fig5_21.jpg)
4° - A combustão vai-se completando e a dilatação dos gases vai empurrando o pistão para baixo, completando o movimento de força.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHvKHDrpXcQFTXbQPCcMqL3_LXyoUNEdeJffY9nXhU0NTbSQuz8RIFdXzrZaBZGZsCuHZoUJIe4g3E0pk-jM43L-BY4IoeCvqsz4wBz6SEXfIwLBImtXNEXs319osQzkDHXYVplaM/s400/Fig5_22.jpg)
Condições anormais
1° - Quando ocorre a faísca, uma parte da mistura, próxima à vela, inflama-se e tenta expandir-se.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF8OnbD1G4O-PY12Q98ISxstyhFk-BbKYCeT8T9jWDBciEThDmUSEAoYRihKCKVlWwtc4qL9Q6X7DGLj91VG3w5Rzv889ZfyfKs9Ja-w-oB5zDJwNepUkFkMdJwYRR2UhSdkPOreY/s400/Fig5_23.jpg)
2° - Porém, pelos motivos anteriormente citados, essa frente de chama não consegue propagar-se com velocidade normal e provoca, por outro lado, um aumento na temperatura e pressão dentro da câmara, que dão origem a uma segunda frente de chama.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgboiUR4v4wwGRALWyS_tmudKilsth_WUvyXXck493oTExhprmbvT2MCXDgQs6iZUrJHXWarPN2IpomtPMZNNzaN6g35-C2OnH4QxBQyboJog8g-uCDqmFJCpDSH2TvAAtXkndNNac/s400/Fig5_24.jpg)
3° - Essa segunda frente de chama também vai-se propagando pela câmara de combustão junto com a primeira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKNXxUwvmFpeEajx5bO7oZ_ikj3QMTaN4OZyjQZ3vowl3vylxyPUNjX__SdD82I9t-anuO7l3E9dVc2B60bRs2MZ-WMJzjXc7a7CT9Wpp6RP_Emzf-h8Zz0SCzdOKcFxSl3vJTRKw/s400/Fig5_25.jpg)
4° - A detonação se origina do choque entre duas frentes de chama que é caracterizado por ruídos secos e metálicos, conhecidos como “batida de pino”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjILCBHWzQWOuM49A1RTcTf6oZqY9beHRB0l1NEr0fKocW08HpF8iAodTlr44zyGrBUakkeux-XcscrpHGQ0SHYowSfWSdJB2x58mESIFe2mFTmQmrMKhfFLU3fx7UCMJMr4UGLCBo/s400/Fig5_26.jpg)
As consequências da detonação prolongada em um motor são gravíssimas podendo ir desde queimaduras sérias do pistão, rápido desgaste da canaleta superior, quebra de anéis, engripamento e anéis presos até finalmente, a paralisação total do motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5MegHBpHObVsWpJbNos0WQzTXW1Qmwgm5WasX7nFC7ZdAlsLngaOF2PXMiDEXjE9NsHke1A6zNXkVqQmUYxbP3p6Wwi0zchprI6Y8bk8X_PH0wbq2XqC3GeMf6g6CPhXTLixRaYM/s400/Fig5_27.jpg)
A detonação provocou a avaria deste pistão.
As pancadas da combustão ou o funcionamento irregular, no motor diesel, resulta da queima inicial muito rápida, causando uma taxa excessiva de aumento de pressão.
Detonação [pancadas de combustão]
A detonação, um tipo de combustão anormal, é a ignição descontrolada da ultima porção da mistura que não foi alcançada pela faísca oriunda da vela.
Suas principais causas são as seguintes:
Motores a gasolina/Álcool
a – Mistura pobres de combustível.
b – Combustível com índice de octana muito baixo.
c – Carga excessiva do motor.
d – Superadiantamento do ponto de ignição.
e – Depósito excessivo de carvão nos cabeçotes e nas cabeças dos pistões.
f – Aumento da taxa de compressão do motor pelo rebaixo excessivo do cabeçote, pelo uso de uma junta mais finas, etc.
Motores Diesel:
a – Combustíveis de quantidade imprópria para o motor.
b – Qualquer condição anormal de qualquer parte do sistema de injeção: controles, bomba injetora ou bicos injetores.
c – Deficiência no sistema de arrefecimento que afetem o resfriamento do cilindro ou do cabeçote.
Estes fatores, em conjunto ou isoladamente, provocam o aparecimento do fenômeno da detonação que, além de acarretar altas pressões e temperaturas nas câmaras de combustão, ainda fazem com que haja uma notável perda de potência no motor pois o mesmo não consegue absorver essa liberação repentina e desordenada de energia.
Para explicar melhor como ocorre a detonação, nas figuras seguintes, no caso de um motor a gasolina ou álcool, como ocorre uma combustão em condições normais e, em seguida, em condições anormais.
Condições Normais:
1° - Com o pistão no curso de compressão, a vela emite uma faísca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh775MeLR3qiVV2-ikhjE098kuELunqcugI4jQbiT-MR3QiohXRVAWVTXujorJodFdPnFnIumu2HBARTOo5u88OtNoJiEyxCEoXzJZk1DIS0bu3HHdOOedd5tvLWygh4v3tUkEQG-w/s400/Fig5_19.jpg)
2° - Pela ação da faísca a combustão inicia-se, formando uma frente de chama a partir da vela.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyJ9t_utz9q6N0LIuSkr28cLGHc41WICHkdjDmjfQCsUWXbBIJrNQJDA0UDh_5zK2lPren87sJ9pJWs3WQb8zA8BS0WB96Ehl56vshgus6s4mZNKO4KLelZ3EfPzvsOvKvaU4XqwY/s400/Fig5_20.jpg)
3° - A mistura ar-combustível inflama-se rapidamente e progressivamente vai percorrendo toda a câmara de combustão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyvEJSk6SQqb_8yiXId8UJl0GdQgQOR6bCH1MbVVu_oljop5XKu2IJ2rlA28huSG-70LxSWOddS3hI6wjs1jOr6ZKx4NuFbnEI1c2fVd7gv9sSASSoRIT2gxdLiUe4MA4OFdScIXs/s400/Fig5_21.jpg)
4° - A combustão vai-se completando e a dilatação dos gases vai empurrando o pistão para baixo, completando o movimento de força.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHvKHDrpXcQFTXbQPCcMqL3_LXyoUNEdeJffY9nXhU0NTbSQuz8RIFdXzrZaBZGZsCuHZoUJIe4g3E0pk-jM43L-BY4IoeCvqsz4wBz6SEXfIwLBImtXNEXs319osQzkDHXYVplaM/s400/Fig5_22.jpg)
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1° - Quando ocorre a faísca, uma parte da mistura, próxima à vela, inflama-se e tenta expandir-se.
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2° - Porém, pelos motivos anteriormente citados, essa frente de chama não consegue propagar-se com velocidade normal e provoca, por outro lado, um aumento na temperatura e pressão dentro da câmara, que dão origem a uma segunda frente de chama.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgboiUR4v4wwGRALWyS_tmudKilsth_WUvyXXck493oTExhprmbvT2MCXDgQs6iZUrJHXWarPN2IpomtPMZNNzaN6g35-C2OnH4QxBQyboJog8g-uCDqmFJCpDSH2TvAAtXkndNNac/s400/Fig5_24.jpg)
3° - Essa segunda frente de chama também vai-se propagando pela câmara de combustão junto com a primeira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKNXxUwvmFpeEajx5bO7oZ_ikj3QMTaN4OZyjQZ3vowl3vylxyPUNjX__SdD82I9t-anuO7l3E9dVc2B60bRs2MZ-WMJzjXc7a7CT9Wpp6RP_Emzf-h8Zz0SCzdOKcFxSl3vJTRKw/s400/Fig5_25.jpg)
4° - A detonação se origina do choque entre duas frentes de chama que é caracterizado por ruídos secos e metálicos, conhecidos como “batida de pino”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjILCBHWzQWOuM49A1RTcTf6oZqY9beHRB0l1NEr0fKocW08HpF8iAodTlr44zyGrBUakkeux-XcscrpHGQ0SHYowSfWSdJB2x58mESIFe2mFTmQmrMKhfFLU3fx7UCMJMr4UGLCBo/s400/Fig5_26.jpg)
As consequências da detonação prolongada em um motor são gravíssimas podendo ir desde queimaduras sérias do pistão, rápido desgaste da canaleta superior, quebra de anéis, engripamento e anéis presos até finalmente, a paralisação total do motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5MegHBpHObVsWpJbNos0WQzTXW1Qmwgm5WasX7nFC7ZdAlsLngaOF2PXMiDEXjE9NsHke1A6zNXkVqQmUYxbP3p6Wwi0zchprI6Y8bk8X_PH0wbq2XqC3GeMf6g6CPhXTLixRaYM/s400/Fig5_27.jpg)
A detonação provocou a avaria deste pistão.
As pancadas da combustão ou o funcionamento irregular, no motor diesel, resulta da queima inicial muito rápida, causando uma taxa excessiva de aumento de pressão.
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