Escoriações e engripamento das peças são as duas piores coisas que ocorrer em um motor.
A escoriação ocorre quando a temperatura superficial, de uma ou duas superfícies metálicas em contato, atinge o ponto de fusão do material, permitindo que se desprenda uma pequena quantidade do material em fusão. Isto deixa uma fenda minúscula em uma das superfícies e um depósito firmemente preso (soldado) na outra superfície de contato.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDfTvidbkeix-n5Ca6L52-rd8JmMeXV1Ddj0Xo2Y59s7KLPM9puc3gQgHxdYOMmvC6cJCSsO0KVw_LgCb7-nPyONPjBpotyggrPMGjDZF-fjl12weH6IR5VwdaGcsv6Gs4XBcVzGnE1p0/s400/fig5_1.jpg)
Como ocorre a escoriação.
Normalmente a escoriação inicia-se como uma pequena perturbação, difícil de notar e identificar.
No entanto, se não forem eliminadas as causas que a provocam, também as áreas adjacentes serão prejudicadas, pois as partículas de metal arrancadas, sendo mais duras do que a superfície metálica circunvizinhas, provocarão a ruptura do filme de óleo lubrificante e a elevação da temperatura devido ao atrito.
Com isso, a escoriação se alastrará pelas áreas próximas, tornando-se mais visíveis e mais graves, com sulcos e riscos típicos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi609mLZKA3X_C1BtVXV0EODyeoeegLpmvrHLMMjOjWkfoxsuGk040l-GNW1qiSg7cgHEVd-K0d7k1o5EvQowb_-wYlz1nSoCeMilrkfdjjNYpVKw68vjYtYuiuFoE3UFzxNS4Lxmm_Pxw/s400/fig5_2.jpg)
Um pistão intensamente escoriado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg55zSFZoJJjC11TA4FzAEXQMoW2D9gBbEPeg-y9WvH0nJp_jZynmdfBvcOafmUk4kgYmyeaZVY1ntwWgE-PD4BTJ_d5jx8b0s1RuQ84OpM0OT0zeDcrnfv9_jjXDpmbW2k9oQ6cqI0rS4/s400/fig5_3.jpg)
Anéis, pistão e camisas escoriados porque o pistão foi instalado com folga insuficiente
Obs.: O engripamento pode ser considerado como um caso agudo de escoriação, no qual os sulcos e riscos são notadamente maiores.
Uma maneira de identificar se uma superfície sofreu escoriações é examinar-se sua coloração.
Isto é possível porque a escoriação é sempre resultante de uma excessiva quantidade de calor transmitida a uma superfície de contato e, com isso, como o calor excessivo modifica a coloração dos metais, pode-se identificar a escoriação, procurando regiões com cores diferentes nas superfícies dos anéis, pistões, cilindros camisas, bronzinas, etc.
As colorações que ocorrem com a escoriação podem variar de amarelo claro a azul escuro e são semelhantes na aparência às cores encontradas em metais aquecidos a várias temperaturas.
Sob uma lente de aumento o metal, no centro da área escoriada, deverá apresentar-se riscado no sentido do movimento da peça. A ilustração abaixo mostra bronzinas e anéis submetidos a escoriação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYljGqKxPEjqe7PQRfbOcMo1oiAhOIvVNx7ONe8_UgjrmtHEo7LvHxWlhPWkoraxPPbHuv6ZdkqttbEqzjvugPgOVj1QbxAATy947nVGoZwlXgnUGXPXpZ56GeR340NK6b46SPBCgx8BA/s400/fig5_4.jpg)
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A escoriação ocorre quando a temperatura superficial, de uma ou duas superfícies metálicas em contato, atinge o ponto de fusão do material, permitindo que se desprenda uma pequena quantidade do material em fusão. Isto deixa uma fenda minúscula em uma das superfícies e um depósito firmemente preso (soldado) na outra superfície de contato.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDfTvidbkeix-n5Ca6L52-rd8JmMeXV1Ddj0Xo2Y59s7KLPM9puc3gQgHxdYOMmvC6cJCSsO0KVw_LgCb7-nPyONPjBpotyggrPMGjDZF-fjl12weH6IR5VwdaGcsv6Gs4XBcVzGnE1p0/s400/fig5_1.jpg)
Como ocorre a escoriação.
Normalmente a escoriação inicia-se como uma pequena perturbação, difícil de notar e identificar.
No entanto, se não forem eliminadas as causas que a provocam, também as áreas adjacentes serão prejudicadas, pois as partículas de metal arrancadas, sendo mais duras do que a superfície metálica circunvizinhas, provocarão a ruptura do filme de óleo lubrificante e a elevação da temperatura devido ao atrito.
Com isso, a escoriação se alastrará pelas áreas próximas, tornando-se mais visíveis e mais graves, com sulcos e riscos típicos.
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Um pistão intensamente escoriado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg55zSFZoJJjC11TA4FzAEXQMoW2D9gBbEPeg-y9WvH0nJp_jZynmdfBvcOafmUk4kgYmyeaZVY1ntwWgE-PD4BTJ_d5jx8b0s1RuQ84OpM0OT0zeDcrnfv9_jjXDpmbW2k9oQ6cqI0rS4/s400/fig5_3.jpg)
Anéis, pistão e camisas escoriados porque o pistão foi instalado com folga insuficiente
Obs.: O engripamento pode ser considerado como um caso agudo de escoriação, no qual os sulcos e riscos são notadamente maiores.
Uma maneira de identificar se uma superfície sofreu escoriações é examinar-se sua coloração.
Isto é possível porque a escoriação é sempre resultante de uma excessiva quantidade de calor transmitida a uma superfície de contato e, com isso, como o calor excessivo modifica a coloração dos metais, pode-se identificar a escoriação, procurando regiões com cores diferentes nas superfícies dos anéis, pistões, cilindros camisas, bronzinas, etc.
As colorações que ocorrem com a escoriação podem variar de amarelo claro a azul escuro e são semelhantes na aparência às cores encontradas em metais aquecidos a várias temperaturas.
Sob uma lente de aumento o metal, no centro da área escoriada, deverá apresentar-se riscado no sentido do movimento da peça. A ilustração abaixo mostra bronzinas e anéis submetidos a escoriação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYljGqKxPEjqe7PQRfbOcMo1oiAhOIvVNx7ONe8_UgjrmtHEo7LvHxWlhPWkoraxPPbHuv6ZdkqttbEqzjvugPgOVj1QbxAATy947nVGoZwlXgnUGXPXpZ56GeR340NK6b46SPBCgx8BA/s400/fig5_4.jpg)
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